Batente

Cuidados com aberturas e batentes (portais)de madeira maciça

Prefira batentes (portais), em madeira de lei, com boa espessura (4,5cm), tratados garantindo maior durabilidade e beleza. Um bom batente vem com as extremidades parafinadas ou sintecadas. Proteger as extremidades reduz a possibilidade da madeira trincar.

Não guarde batentes na obra, mesmo que por períodos curtos, sem instalá-los. Batentes costumam empenar com o tempo se não forem assentados no local onde ficarão. Se estiverem um pouco empenados (o que é bastante comum), podem ser facilmente “endireitados”. Por ser um produto natural, a madeira pode “trabalhar” durante sua secagem ou variação de temperatura e umidade do ar. Claro que, dependendo da forma com que o batente empenou, não há como alinhá-lo novamente.

Ao adquirir produtos de madeira, as tonalidades podem apresentar variações que são padrões próprios de cada espécie, portanto, imperfeições naturais, nós e variações nas tonalidades não são defeitos e só aumentam o valor e a beleza de todos os produtos de madeira. Esta é uma característica exclusiva dos produtos naturais e atesta sua origem e autenticidade.

Perceba que, uma vez que a porta está devidamente instalada, não há como aplicar verniz na parte inferior da mesma; portanto faça uma aplicação de verniz na parte superior e inferior da porta para assegurar que estas partes estejam devidamente protegidas.

A Compensados Dourados, possui batentes com aplicação de hidro-repelente que protege a madeira contra ataque de fungos e fissuras. O processo de tratamento auxilia também na secagem da madeira, além de torná-la com a tonalidade da madeira cumaru/ipê champanhe; uma madeira bastante procurada devido a sua resistência e beleza.

Aberturas de madeira

A grande maioria das aberturas de madeira encontradas no mercado não são corretamente tratadas e secas. Consequentemente  podem apresentar problemas de empenamento, soltura dos montantes. Tais problemas dificilmente conseguem ser resolvidos. Madeiras como Itaúba, Angelim pedra, louro, cedro-arana, são bastante populares e costumam apresentar problemas quando estão em regiões que sofrem grande variação de umidade  do ar, como no Mato Grosso do Sul. Uma abertura feita com “madeira verde”, com o passar dos meses, depois de instalada no imóvel, ela literalmente, vai secando e com isso iniciam os problemas.

Checklist na hora de comprar esquadrias de madeira

     - Taliscas para vidros já pré-cortadas

     - Ferragens, fechos e fechaduras

     - Borrachas ou escovas vedantes

     - Largura dos montantes, espessuras das palhetas

     - Mecanismos de movimentação, com tecnologia moderna

     - Seleção homogênea das madeiras, acabamento e lixamento

     - Se acompanha guarnição ou não

     - Se tem trilhos de alumínio

     - Se vem com as folhas montadas

    – Se há ao menos uma demão de seladora protegendo-a contra o cimento durante a instalação

     - Se possue os furos para pingadeira

Todos estes itens elevam o preço do produto, porém garantirão economia e tranqüilidade nos estágios finais da sua obra e imensa satisfação no uso diário.