Porta Pivotante de Madeira

O que você precisa saber antes de comprar uma porta pivotante de madeira maciça:

Sem dúvida as portas pivotantes são ponto chave quando falamos da fachada das residências.

Grandes e imponentes as portas pivotantes também podem apresentar diversos problemas que poderiam ser evitados ou diminuídos se fabricadas com critérios técnicos que minimizem as possibilidades do produto apresentar problemas e vamos explicar isso agora…

A madeira é um produto com propriedades higroscópicas, ou seja, ela sofre influência da umidade que está no ambiente. Esse é um processo relativamente lento e contínuo o que significa que, ao longo dos dias ou semanas, a umidade do ambiente (em tempos mais úmidos), passa para a madeira que modifica sua estrutura, por exemplo, inchando-a, bem como, em tempos mais secos como os meses de agosto, a madeira perde umidade que é liberada para o ar, fazendo com que a madeira tenha um comportamento inverso (diminuindo seu tamanho).

A correta secagem da madeira auxilia no equilíbrio desse processo, mas é preciso levar em consideração a característica de cada madeira, pois cada espécie de madeira, por ser um produto natural, apresenta um comportamento diferente frente a diferentes estações do ano.

Como se não bastasse, uma mesma tora de madeira possui partes chamadas de “cerne e borne” que apresentam comportamentos bastante distintos e precisam ser levados em consideração na hora de fabricar uma porta. Então vamos lá…

Precisamos levar em consideração que madeira troca umidade com ambiente e a secagem da madeira deve ser levada em consideração ao serrá-la para fabricar a porta. A espécie da madeira também é importante bem como a parte da madeira que está sendo utilizada e mais do que isso, na hora da fabricação vem mais alguns detalhes muito importantes que vamos falar abaixo.

Encaixes: Bom, toda porta maciça é formada de peças de madeira que são encaixadas uma as outras para montar a porta. Encaixes rasos oferecem economia considerável na fabricação, mas costumam apresentar problemas, pois como já sabemos, a madeira trabalha. A profundidade correta dos encaixes consegue compensar parte dessa movimentação da madeira;

Colagem: Somente os encaixes não são suficientes para sustentar de maneira segura uma porta. A colagem da madeira junto aos encaixes auxilia no travamento que vão ajudar a dar estabilidade dimensional à porta.

Tarugamento: Estratégico para travar as almofadas horizontais e verticais mantendo o montante todo firme.

Bom, agora que sabem que porta maciça não é tudo igual e que a espécie de madeira, por si só, não garante que esteja comprando um produto de boa qualidade, leve em consideração quem produz, seleciona e possui histórico de produtos de qualidade. Nós, atuamos desde 1986 com produtos de madeira beneficiada e seguimos cuidadosamente critérios que “ajudam” a madeira a apresentar comportamento com maior estabilidade dimensional. A madeira trabalha e fará isso a vida toda uma vez que é um produto natural.

Visite nossa loja e conheça lindas portas internas e externas para os mais diversos tipos de ambientes.